Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Legislativo propõe melhorias em praças e áreas de lazer de Parauapebas
Início do conteúdo da página

Legislativo propõe melhorias em praças e áreas de lazer de Parauapebas

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada nesta segunda-feira (28), foram aprovadas indicações que visam melhorias na infraestrutura das áreas de lazer e convivência no município.

  • Publicado: Terça, 29 de Abril de 2025, 10h38
  • Última atualização em Terça, 29 de Abril de 2025, 10h51

As proposições, que são de autoria dos vereadores Alex Ohana (PDT), Tito do MST (PT), Maquivalda Barros (PDT) e Fred Sanção (PL), focam na construção de novas praças, revitalização de espaços existentes e instalação de infraestrutura para atender a população.

Novas praças para a comunidade
Alex Ohana apresentou a Indicação nº 229/2025, na qual solicitou ao Poder Executivo a construção de uma praça equipada com academias ao ar livre, quadras esportivas e anfiteatro no terreno em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha da Paz, no Bairro Nova Carajás.

“Trata-se de um espaço público subutilizado que, com planejamento e investimento, pode se transformar em um verdadeiro ponto de encontro, lazer e qualidade de vida para os moradores. A praça será um espaço multifuncional, capaz de estimular hábitos saudáveis, fortalecer os laços entre os moradores e promover inclusão social”, justificou.

Alex Ohana (PDT)

Já o vereador Tito do MST (PT) propôs, na Indicação nº 242/2025, a construção e implementação de uma praça pública com iluminação em LED, brinquedos de playgrounds, áreas verdes, pista de caminhadas e espaços de convivência familiar com estruturas adaptadas para todas as faixas etárias e pessoas com deficiência, em frente à Igreja Católica da comunidade Palmares II.

“É de conhecimento geral que a zona rural carece de locais apropriados para recreação, o que impacta negativamente o bem-estar físico, mental e social de seus moradores. A construção de uma praça pública moderna, inclusiva e multifuncional trará inúmeros benefícios à comunidade, favorecendo a saúde, a integração social e o desenvolvimento local”, argumentou.

Tito do MST (PT)

Infraestrutura do Complexo Turístico
Na sequência, Maquivalda Barros propôs ao Poder Executivo Municipal, na Indicação nº 237/2025, a instalação de pontos de hidratação no Complexo Turístico Bel Mesquita e no Parque dos Ipês.

“Essa medida atende a uma necessidade básica de saúde pública e bem-estar coletivo, especialmente em uma cidade marcada por temperaturas elevadas durante a maior parte do ano, com variações que se intensificam em razão das mudanças climáticas”, explicou.

 

Maquivalda Barros (PDT)

A sugestão da vereadora é para que seja disponibilizada água potável gratuitamente à população por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (PROSAP) e em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP).

Revitalização de praça
Por fim, Fred Sanção (PL) sugeriu à gestão municipal, por meio da Indicação nº 245/2025, a revitalização da praça localizada em Cedere I. De acordo com o vereador, o espaço encontra-se visivelmente danificado, com bancos quebrados, equipamentos de lazer inutilizados, iluminação precária e estrutura geral em estado de abandono.

“Tal cenário compromete a utilização da praça pelos moradores, que se veem privados de um ambiente adequado para convivência social, prática de atividades físicas, lazer infantil e eventos comunitários”, ressaltou.

 

Fred Sanção (PL)

Fred Sanção destacou ainda que os equipamentos danificados representam risco de acidentes, especialmente para crianças e idosos, e a ausência de iluminação adequada contribui para a sensação de insegurança durante o período noturno, tornando o local vulnerável à prática de delitos.

Encaminhamento
As quatro indicações foram aprovadas e seguem agora para análise e possível implementação pelo Poder Executivo Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página